domingo, 5 de abril de 2015

Pontos de lubrificação: engraxamento

Hoje completa 3 meses desde que adquiri a Dakota. E, mais ou menos três semanas atrás, percebi que após engatar a marcha ré, um grande barulho seguido de um tranco se fazia na parte inferior da caminhonete: um "tum", bem seco. A principio achei que fosse algum problema no câmbio, mas era falta de lubrificação do eixo-cardã.

Bico ou pino graxeiro ou graxeira
Bicos ou pinos graxeiros


A minha preocupação primeira foi encontrar os pontos de engraxamento que, até onde contei, são 10 no total:

- na dianteira:
1 bico graxeiro - Pivô superior esquerdo;
1 bico graxeiro - Pivô inferior esquerdo;
1 bico graxeiro - Terminal esquerdo da direção;
1 bico graxeiro - Braço Pitman esquerdo;

1 bico graxeiro - Pivô superior direito;
1 bico graxeiro - Pivô inferior direito;
1 bico graxeiro - Terminal direito da direção;
2 bicos graxeiros - Braço Pitman direito;

- na traseira:
1 bico graxeiro - eixo-cardã (próximo do diferencial)

A segunda preocupação foi adquirir as ferramentas e os lubrificantes necessários para executar o serviço. E por que a opção de não levar o veículo em algum posto de lubrificação? Porque normalmente a graxa utilizada sempre é de qualidade inferior ou inadequada em relação à aplicação a ser dada. No eixo-cardã, por exemplo, o recomendado pelos fabricantes desses componentes é lubrificar com graxa de lítio com EP2, ou seja, uma graxa com aditivos de extrema pressão, sob pena de os componentes como terminal, cruzeta e garfo terem sua vida útil reduzida. Os demais pontos de lubrificação pode-se usar graxas de lítio com bissulfeto de molibdênio (MoS2) ou com EP2.

O aditivo de extrema pressão é importante, segundo Robert Bosch em seu Manual de Tecnologia Automotiva, para aumentar a "proteção contra o cisalhamento".

Aqui em Brasília-DF não consegui encontrar essa graxa com EP2 em potes de 1kg, já que a quantidade mínima encontrada era sempre em embalagens de 20kg e, convenhamos, se o uso for esporádico 20kg é muita graxa!

Graxa LGWA 2AL/1 SKF - graxa com EP2 (extrema pressão)
Graxa LGWA 2AL/1 SKF (origem Suécia)

Em relação a ferramentas o item mais importante para realizar o serviço é ter, no mínimo, uma bomba manual de graxa. É legal também ter disponível um macaco e cavaletes para suspender a caminhonete, já que a graxa percorrerá ou preencherá pontos da suspensão que não estarão disponíveis se o veículo estiver no chão.

Eventualmente pode acontecer de os bicos graxeiros (foto acima) estarem entupidos e, nestes casos, basta retirá-los e limpá-los com algum solvente (thinner, querosene, aguarrás, etc). Se você não tiver solventes à disposição recomendo que já troque os bicos graxeiros (leve-os de amostra em alguma casa de parafusos), pois são muito baratos (R$1,00 a 2,00, no máximo cada). Pode soar ridículo de tão simples, mas gire no sentido anti-horário para soltar os bicos graxeiros e não os aperte em demasia, ou seja, encostou, basta um leve aperto com os dedos, porque são cônicos na extremidade. Normalmente esses bicos tem medidas em polegadas, logo será necessário chave com medida de 9/32, porém é provável que uma chave de 7 ou 8 mm também sirva a contento.

Observe que, no momento em que estiver engraxando, pode acontecer também de a graxa vazar pelo bico da engraxadeira por este ser maior que os bicos graxeiros.


Outros cuidados

Como a aplicação correta requer a expulsão da graxa antiga, antes de proceder o serviço forre debaixo dos pontos de lubrificação algum recipiente ou papel para recolher a graxa que cair. Eu tenho o costume de recolher numa assadeira (que só uso para esses fins) a graxa antiga para, posteriormente, dissolvê-los num querosene ou thinner já usado e descartá-los no posto de combustível aqui perto de casa para reciclagem. Dá mais trabalho e não sei se é o mais correto, mas fico com a consciência mais tranquila quando faço isso.


Vídeo complemento

No vídeo abaixo tento responder a dúvida do Reinaldo.


Há somente um ponto de lubrificação do eixo cardã na parte traseira ligado no diferencial.

12 comentários :

  1. Parabéns pelo blog, ótimas dicas. Levantei a minha RT mas não achei bico no cardã, nem próximo do diferencial nem do câmbio. Achei apenas uma chapa, pequena, me parece soldada ali, não sei se nas outras é assim.No vídeo essa parte não aparece, será q algumas não tem como lubrificar? Abraços.

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    1. Valeu, Reinaldo. Eu vou filmar com uma câmera melhor o eixo cardã e acrescento neste artigo. A Toyota Hilux parece que tem o mesmo esquema da chapinha, mas é só remover e colocar um bico ali no cardã próximo do câmbio, agora lá atrás perto do diferencial é normal ter um bico para engraxe. Na Dakota eu também não encontrei um bico próximo do câmbio.

      Na época que ajudava o meu pai a engraxar os caminhões às vezes precisávamos ligar o caminhão e andar um pouquinho para frente ou para trás e um ficava olhando o eixo cardã rodar por baixo até encontrar o bico.

      Aguarde que vou acrescentar um vídeo só do eixo cardã.
      Até mais.

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    2. Amigo, então so tem essa capa soldada mesmo, perto do diferencial, giramos o cardã e nada de bico. Mas a sua é assim tbém?

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    3. Aqui na Dakota só tem um bico de engraxe no cardã próximo do diferencial (veja no vídeo que fiz agora a pouco).

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    4. Boa noite Diler!
      Só agora vi o vídeo, realmente a chapa é igual a da minha, agora vou verificar se acho esse ponto de lubrificação. Preciso trocar tbem as buchas de balança, amortecedores, pivôs, braços auxiliares, pitman, VC já fez essa troca? Abraços.

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    5. Boa noite Diler!
      Só agora vi o vídeo, realmente a chapa é igual a da minha, agora vou verificar se acho esse ponto de lubrificação. Preciso trocar tbem as buchas de balança, amortecedores, pivôs, braços auxiliares, pitman, VC já fez essa troca? Abraços.

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    6. Oi Reinaldo,

      Na Dakota aqui de casa precisa trocar as buchas superiores (nos dois lados da dianteira) e os amortecedores traseiros (que apresentavam rangidos até eu aplicar um pouco de WD40 por dentro dos amortecedores, mas quando sobrar um tempo corro atrás disso). O restante da suspensão acho que ainda aguentam mais um pouco.
      A Dakota por enquanto fica a maior parte do tempo na garagem (ligo e movimento um pouco a cada dois dias mais ou menos), já que ando todo dia de moto (sempre com muito cuidado e obedecendo as regras de trânsito, diga-se de passagem) e agora planejando uma viagem com a esposa a bordo de uma Honda Falcon 2004 de Brasília-DF a Gramado-RS. Então o tempo disponível para mexer com a caminhonete tenho me dedicado a preparar a motoca para a viagem: no momento eu e um amigo estamos fazendo um suporte para as malas laterais modelo Givi E-21 (side case), porque para a Falcon não existe um suporte com um custo-benefício legal - os dois fabricantes o Manivela e a Roncar cobram, a meu ver, muito caro pelos suportes. Quando ficar pronto os suportes vou mostrar no www.imotocas.com.

      A minha última compra para a Dakota foram 13 litros de óleo para o câmbio ATF+4 da Valvoline que atende as especificações do Manual do Proprietário. Ainda não troquei, pois preciso comprar o filtro do câmbio e a guarnição do cárter primeiro, mas quando puder vou registrar aqui no blog.

      Qualquer novidade com a sua caminhonete deixe um comentário.

      Grande abraço!

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  2. Prezado colega, parabéns pelo post, uma duvida, existe uma graxa chamada "graxa multiuso especial para rolamentos - 500mL - cor azul" sera que eh compatível com sua especificação?
    Essa graxa esta disponível para venda em:
    https://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CP=703142&ORG=4&gclid=CMal4qKV5MwCFQIIkQod_agDuw

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    Respostas
    1. Olá. Essa graxa não é compatível para a aplicação descrita no post, já que não tem aditivo de extrema pressão na sua composição. Procure por graxas de lítio com EP2 ou EP. Caso não encontre posso comprar e enviar para você (basta depositar o valor apenas da graxa e dos Correios que terei o maior prazer em ajudá-lo), já que depois de muito procurar e já ter comprado é que encontrei essa graxa da SKF LGWA 2AL/1 em pote de 1kg aqui em Brasília-DF. Bom, qualquer coisa entre em contato no e-mail dilernak [arroba] gmail.com
      Obrigado

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  3. Boa noite adquiri uma dakota 3.9 v6 porem quando vou forçar para sair a alavanca de câmbio balança muito parecendo que o cambionesta solto e essa semana pulei um quebra molas e a alavanca mudou de lugar como se o cambio estivesse deitado, preciso de ajuda. Meu email mtec.contabilidade@gmail.com

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  4. Olá Márcio,

    Verifique os seguintes itens que podem causar esse problema:

    1. Coxins do câmbio e do motor (rachados, trincados, estourados, etc.; observe que às vezes visualmente os coxins podem estar aparentemente inteiros, mas ao movimentar o câmbio ou motor com uma alavanca percebe-se o(s) coxim(ns) danificados);

    2. A alavanca ou torre do câmbio danificados. Será que a base da torre não está rachada em algum ponto?

    3. Embreagem gasta também pode causar isso;

    4. Caso não seja esses itens acima vai precisar descer o câmbio e investigar internamente. Claro que esse problema relatado pode ser por outros motivos que não os elencados aqui. Caso eu lembre de mais algum volto a complementar.

    Se descobrir o problema volte e nos diga.

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