domingo, 24 de maio de 2015

Dodge Dakota v8: troca da lâmpada do capô

Um dos detalhes que vinha me incomodando era a falta de iluminação no cofre do motor por conta de uma mísera "lampadinha" quebrada, não fosse um problema...





O problema foi encontrar essa lâmpada para comprar. Em uma busca incansável pelas autopeças de Brasília-DF, absolutamente nenhuma tinha a peça para reposição e, pasmem, nem em sites nacionais encontrei a bendita 561!

561?

Sim, o nome ou código da lampadinha é 561. Mas ela também é conhecida por 211-2, 212-2, 214-2, 570, 576, 578, 579, etc. Essa lâmpada é igual chupa-cabra: todo mundo já ouviu falar, mas ninguém nunca viu.

Em sites internacionais até encontra a lâmpada halógena, porém o preço é sempre elevado. A solução foi investir nas lâmpadas de leds de mesmo código da original. No site do eBay certifiquei que o tamanho da lâmpada caberia - 44 x 12 mm - e efetuei a compra. Após 3 (três) meses aproximadamente de espera, sendo 2 (dois) meses só de desembaraço alfandegário [obrigado Receita Federal pela eficiência e agilidade no atendimento ao cidadão brasileiro!], finalmente recebi as 561. Comprei logo duas para deixar uma em estoque.

Outro entrave. Como o encaixe da lâmpada na luminária fica posicionado na vertical e só em uma das faces da lâmpada há leds, a fixação dela ficaria perpendicular 90° em relação ao motor, ou seja, a iluminação não teria o efeito desejado que é o de iluminar o cofre do motor na essência. A solução foi soldar a lâmpada no suporte da luminária. Apenas dois pequenos pontos de solda. Eu imagino que com o impacto do fechamento do capô ao longo do tempo vá romper esses pontos, mas "é o que tem pra hoje".

Instalado a caixinha no capô e o resultado foi surpreendente. Não imaginava que ficaria tão iluminado o cofre do motor (imagens podem ser vistos no vídeo abaixo). Valeu a pena.




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