O filtro de óleo que utilizei foi o Fram PH9A, mas o filtro velho retirado era um Tecfil PSL47, ambos atendem o motor Magnum da Dakota v8. A localização do filtro de óleo é do lado direito (passageiro) próximo da roda dianteira.
O aperto do bujão do cárter é de 34 N.m. E o aperto do filtro de óleo se faz com a mão: encostou o filtro na base, dê apenas 3/4 de volta e já é o suficiente para não vazar óleo.
A viscosidade do óleo recomendado pelo Manual de Serviços é o 10w30. Todavia, o Manual de Proprietário indica amplas faixas de viscosidades, desde o 5w30 até o 20w50, porém a recomendação da Chrysler do Brasil é de que se use o 15w40. A relação dessas variações tem haver, entre outros fatores, com a temperatura da região em que a caminhonete trafegará: teoricamente quanto mais quente a região mais "grosso" deva ser o óleo, e quanto mais frio mais "fino" o óleo.
Eu usei o Lubrax Tecno 10w40 API SN semissintético junto com um frasco de 150ml de Molykote A2.
O Molykote A2 é um produto que contém uma suspensão estável de Bissulfeto de Molibdênio (MoS2) que adere aos metais formando uma proteção de 3 a 4 microns de espessura. É um lubrificante de emergência que protege o motor principalmente nas partidas a frio, momento em que o óleo está concentrado no cárter. Não há perigo de entupimento do filtro, já que para formar 1 micron de altura são necessários 1.600 lâminas sobrepostas de MoS2 (1 micron corresponde a milésima parte do milímetro) e, por isso mesmo, não deve ser confundida com o grafite.
O mais importante de todo esse trabalho é o descarte correto do óleo e filtro usado: recolha e leve até um posto de coleta que pode ser um posto de combustível, oficinas mecânicas, etc. Não despeje o óleo usado na terra, no mato, em rios, na pia...
Ferramentas utilizadas:
- Soquete 5/8 (equivale a 15,87mm, caso não tenha a medida em polegadas é possível usar uma chave de 16mm; não é o ideal, mas "quebra um galho");
- Cabo de força de 1/2 (para usar com o soquete);
- Torquímetro para aperto do bujão;
- Saca filtro da marca Raven código 101025.
amigo bom dia sera que voce pode me indicar qual o oleo apropiado para dakota 6cc o filtro e a quantia de oleo obrigado
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirVocê pode usar, como sugestão:
Lubrificante: Lubrax Tecno 10w40 API SN semissintético;
Filtro de óleo: Fram PH9A.
A capacidade de óleo do cárter para a Dakota 6cc é de 3,8 litros.
Qualquer dúvida estou à disposição para ajudar.
Abraços,
Diler
onde moro na tem filtro de oleo da dakota 2.5 gasolina qual sera gue da nel de outra picape
ResponderExcluirTenho uma 5.2 v8 o antigo dono tava usando mineral posso usar o semi agora
ResponderExcluirPode usar sim. O óleo semissintético é melhor do que o mineral.
ExcluirNa troca do óleo substitua o filtro de óleo também.
ExcluirE qual seria a viscosidade
ResponderExcluirPode usar o 10w40 API SN
Excluiramigo, na v6 eu posso usar o sintético 10w40?
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